quarta-feira, julho 12, 2006

Apresentações dos Projetos: OS VULCÕES


O primeiro grupo a se apresentar foi sobre os Vulcões.


Matheus, Jean, Jhonata, Jaderson e Alessandro investigaram sobre como e porque acontecem os Vulcões e o que os faz entrar em erupção. Na busca por respostas, aprofundaram a pesquisa, elaboraram cartazes e construiram maquetes para apresentar aos colegas e demonstrar como ocorre a erupção. Explicaram sobre a Crosta Terrestre ser constituída por pedaços que se encaixam como um quebra-cabeças - as Placas Tectônicas. Apresentaram a Terra em um cartaz por eles construído, que ao dividir-se em duas partes mostrava o Núcleo, fazendo-os entender de onde vem a Lava que o Vulcão expele. Não deixaram de explicar que a Lava só é assim chamada após ser expelida pois, no interior da Terra é o Magma - a rocha líquida em uma temperatura muito alta, daí ser incandescente.
Para demonstrar o que acontece, construíram a maquete do Vulcão. Usaram bicarbonato de sódio, vinagre e corante para provocar a erupção. Foi um momento de suspense na turma . Todos ficaram extasiados com o resultado, inclusive o grupo, pois a "lava" levou tudo por diante!
Neste grupo, os alunos Matheus e Jean se destacaram na liderança, conseguindo envolver os demais colegas no momento em que decidiram construir o Vulcão. A partir daí, todos eles esperavam ansiosos para apresentar o resultado.
A construção do conhecimento
A fotos mostram alguns momentos da evolução do trabalho deste grupo.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Hum...Gostei muito do vulcão que vocês fizeram, me deram uma ótima idéia para como fazer o meu trabalho.

Obrigada.

2:57 PM  

Postar um comentário

<< Home