9. Desenvolvendo o Projeto de pesquisa
Elaborado o Projeto de Pesquisa pelos grupos, inicia-se o processo de coleta de informações referentes aos assuntos definidos.
Nesta etapa, o envolvimento do grupo é grande. Esta é uma das etapas que exige do professor uma mudança na sua prática de sala de aula. É neste momento que acontece a "desacomodação" da turma. A conversa reflete a interação entre o pequeno e grande grupo, pois acontece a troca de informações, estimuladas pelo trabalho em parceria. Apresentamos um cartaz: "Temos, Precisamos", onde os alunos fazem anotações para troca de informações, proporcionando a integração e estimulando a cooperação.
É interessante observá-los em ação.
Procuram o material, fazem a seleção, discutem sobre o assunto e registram as conclusões para posterior elaboração do relatório. Todos os grupos são por nós acompanhados e orientados. Um aluno é escolhido para ficar com o material e trazê-lo na aula seguinte, já que para esta tarefa foram determinados dois encontros.
Toda a dinâmica deste trabalho depende do professor aceitar seu aluno como construtor do seu conhecimento
2 Comments:
Gurias!
Olá!
Meu nome é Jordana sou acadêmica do curso de geografia da UCS, e visitei o blog de vcs através de dica da prof Lígia. Gostaria de parabenizá-las pela iniciativa do blog..mas ainda mais por pensar novas propostas de ensino...
Há tantas coisas por fazer não é?! Entro em estágio o semestre que vem...e muitas angústias e dúvidas já fazem parte dos meus dias...mas...é necessário nós, futuros educadores romper as amarras que não possibilitam a verdadeira renovação de que necessitam as práticas educacionais, como diz a prof Lígia...e estimular constantemente o desejo radical de uma sociedade plural democrática e que combata permanentemente as formas de injustiça social. Mudanças são necessárias!
MAis uma vez parabéns pela iniciativa..quem tem o apoio de uma orientadora do cacife da Lígia pode ousar!
Abraços
Jordana
Olá meninas!
Visitei o blog de vocês e gostaria de dizer que fico feliz em ver que existem professores que investem em mudanças, traçando outros rumos para nossos filhos: trabalhando desta forma, realmente se aprende e se constrói conhecimento!
Parabenizo a coordenadora de vocês por ter essa coragem de ousar em educação, quando muitos só repetem práticas ultrapassadas.
Catarina
Postar um comentário
<< Home