6. O Estágio
Conosco não foi diferente, mas planejamos nossas ações e acreditamos ser capazes. Iniciamos seguindo passos que nos possibilitaram adquirir confiança, tanto no planejamento como na aplicação, sendo ratificados pela titular da turma e a equipe diretiva da escola, as quais nos deram liberdade para aplicar nosso projeto exatamente como foi elaborado.
Etapas do estágio:
Observação:
Dias 05, 10 e 12 de abril
- Período inicial, em que observamos os alunos em atividade com a titular da disciplina de Geografia e, em uma manhã, em outras disciplinas. Nosso objetivo, com isso, foi de conhecer um pouco como o aluno reage frente às diferentes situações de aprendizagem, dando-nos condições de traçarmos um perfil da turma, embora o espaço de tempo fosse pequeno para isso.
Em ação: Monitoramento e Regência
Dias 19, 26 de abril e 03 de maio
- Iniciamos nossa regência a partir desta etapa. Partimos de uma brincadeira para nossa apresentação e dos próprios alunos (passagem da bola), onde cada um dizia o nome e em poucas palavras descrevia suas características e preferências.
A seguir, montamos a sala ambiente com diversos materiais por nós selecionados, a fim de despertar a curiosidade de nossos alunos, onde eles foram estimulados a explorar o ambiente livremente e a trocar idéias com os colegas. No final, foram produzidas perguntas pelos alunos, colocadas na caixa surpresa e posteriormente divulgadas.
Com isso, percebemos a diversidade da turma e os múltiplos interesses, provando que, de forma alguma, se pode tratar todos como iguais, trabalhando de forma tradicional, como acontece com a prática comum nas salas de aulas.
Momentos na sala ambiente
Dia 10 de maio
Nesta aula foram relacionados os temas escolhidos pelos alunos e formados os grupos com interesses comuns. Esclarecemos o que é uma pesquisa, como é feita e para que serve.
Organizados os grupos, foram discutidas as dúvidas e certezas sobre os assuntos definidos pelos alunos, bem como os interesses comuns do grupo e a definição da linha da pesquisa.
O Portfólio traz em si uma concepção ensino-aprendizagem cujo maior valor é a autonomia do aluno como criador e analista de sua produção escolar. O Portfólio é utilizado por nós como instrumento de avaliação e pelo próprio aluno em sua auto-avaliação. Possibilita analisar-se como produtor de conhecimento. Ao final de cada aula os alunos registram no Portfólio a reflexão sobre o que foi trabalhado, que passou a ser um dos instrumentos de avaliação do próprio processo de ensino.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home