quinta-feira, maio 25, 2006

3. Pedagogia de Projetos

Justificativa:
O trabalho com Pedagogia de Projetos visa transformar o professor, de "transmissor de conteúdos" em pesquisador e, também, a fazer com que o aluno deixe de ser o "sujeito que recebe" passivamente as informações e passe a ser o "sujeito do processo".
Através deste trabalho o aluno participa do processo da construção do conhecimento, buscando respostas e soluções para seus questionamentos. É um trabalho reflexivo que procura promover a autonomia do aluno, valorizando suas experiências e promovendo a socialização da turma. O trabalho tem início após algumas observações realizadas por nós, na aula de Geografia e em outras disciplinas, com o objetivo de conhecer um pouco a turma em ação.

Metodologia:
Pedagogia de Projetos tem seu fundamento na investigação, ou seja, na pesquisa a partir dos interesses dos alunos. Baseado nesses fundamentos, partiremos da mobilização de interesses (montagem da sala ambiente) quando os alunos se sentirão à vontade para deixar aflorar seus interesses.
Posteriormente serão organizados grupos de acordo com os interesses comuns, registrados em perguntas, recolhidas na "caixa de curiosidades".
Após, os alunos elaborarão o planejamento do projeto do grupo, iniciando assim a investigação em si, que resultará na produção de relatórios e na socialização de cada grupo aos demais, obedecendo ao cronograma elaborado juntamente com os alunos, respeitando seu ritmo de trabalho.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gurias!
Eu sou suspeita para falar, mas estou adorando, principalmente por estar vendo os alunos da geografia fazer, com sucesso, o que já faço desde 1996.
Bjs
Ligia

11:47 AM  

Postar um comentário

<< Home