8. A construção do Projeto de Pesquisa do aluno
Dia 17 de maio:
Elaborar o Projeto de Pesquisa a partir da formação do grupo é tarefa para os alunos nesta aula. Trabalhamos um roteiro de como se faz um projeto, usando as questões:
O quê? (O que vai ser pesquisado, a pergunta)
Por quê? (O motivo que me faz pesquisar)
Para quê? (Para que vou fazer esta pesquisa, qual a importância?)
Como? (Como vou realizar minha pesquisa, com que recursos)
Onde será socializado? (Como contar aos colegas?)
A princípio assusta o fato de deixar nas mãos do aluno a construção do seu saber, deixar que ele encontre respostas paras suas dúvidas, seus interesses. No entanto, cabe ao professor acompanhar este processo e provocar o aluno a buscar as respostas, construindo assim o conhecimento de fato.
Nós temos a idéia de que os alunos não são capazes de assumir seu verdadeiro papel na sala de aula, resultado de uma prática repetitiva. Porém, o resultado que se obtém nos surpreende! É só dar-lhes a liberdade da escolha e se surpreender com o que vem depois.
Elaborar o Projeto de Pesquisa a partir da formação do grupo é tarefa para os alunos nesta aula. Trabalhamos um roteiro de como se faz um projeto, usando as questões:
O quê? (O que vai ser pesquisado, a pergunta)
Por quê? (O motivo que me faz pesquisar)
Para quê? (Para que vou fazer esta pesquisa, qual a importância?)
Como? (Como vou realizar minha pesquisa, com que recursos)
Onde será socializado? (Como contar aos colegas?)
A princípio assusta o fato de deixar nas mãos do aluno a construção do seu saber, deixar que ele encontre respostas paras suas dúvidas, seus interesses. No entanto, cabe ao professor acompanhar este processo e provocar o aluno a buscar as respostas, construindo assim o conhecimento de fato.
Nós temos a idéia de que os alunos não são capazes de assumir seu verdadeiro papel na sala de aula, resultado de uma prática repetitiva. Porém, o resultado que se obtém nos surpreende! É só dar-lhes a liberdade da escolha e se surpreender com o que vem depois.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home